sábado, junho 27, 2026

Bielsa admite fim de ciclo no Uruguai após eliminação no Mundial

Bielsa admite fim de ciclo no Uruguai após eliminação no Mundial
Marcelo Bielsa em coletiva de imprensa após a partida entre Uruguai e Espanha. Crédito: Manuel Velasquez/Getty Images
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Marcelo Bielsa encerra sua trajetória na seleção do Uruguai após eliminação precoce na fase de grupos da Copa do Mundo, deixando um desabafo sobre o seu legado na equipe celeste.

O clima é de fim de linha para o experiente técnico Marcelo Bielsa no comando da seleção uruguaia. Após a desclassificação na primeira fase da Copa do Mundo, o treinador adotou um tom de despedida e, com sua habitual sinceridade, fez uma análise dura sobre o trabalho realizado ao longo dos últimos três anos. O resultado no torneio foi aquém das expectativas, culminando em uma saída que já era prevista antes mesmo do início da competição.

Ao ser questionado sobre a marca que deixa no futebol do país, Bielsa não poupou palavras e foi direto ao ponto. O treinador, que assumiu o comando em 2023 com a missão de renovar o futebol uruguaio após a era Diego Alonso, não escondeu a frustração pelo desempenho recente da equipe contra seleções como Espanha, Cabo Verde e Arábia Saudita.

O peso da ausência de títulos

Para o treinador argentino, a avaliação de um ciclo técnico é intrinsecamente ligada às conquistas. Mesmo diante de campanhas anteriores, como o terceiro lugar na Copa América, o comandante acredita que, sem o êxito no principal torneio mundial, o trabalho perde o valor prático aos olhos da torcida e da crítica.

“Qualquer tipo de aporte que pode deixar um treinador a um futebol de um país, em três anos, nunca se instala sem resultados. Não teve valor a campanha nas Eliminatórias, nem o terceiro lugar na Copa América, e eu nem preciso falar do que aconteceu aqui. Se você me perguntar como serei lembrado, respondo que como alguém que passou e não deixou nada.”

Responsabilidade total pelo desempenho

O desempenho do Uruguai na Copa do Mundo, com apenas dois gols marcados e dois pontos somados, foi classificado por Bielsa como uma decepção técnica. O treinador reconheceu os erros defensivos e a falta de eficiência nas finalizações, assumindo integralmente a carga pela eliminação precoce da equipe celeste.

“Mesmo com essas circunstâncias, apesar disso tudo, deveríamos ter obtido sete pontos, por merecimento. Toda a decepção que vocês, jornalistas e torcedores uruguaios, legitimamente querem apontar um responsável, sou eu e vou aceitar.”

A passagem de Marcelo Bielsa pela seleção do Uruguai se encerra com um retrospecto de 39 partidas, contabilizando 15 vitórias, 16 empates e 8 derrotas. Embora a oficialização do desligamento ainda seja aguardada pela federação uruguaia, o discurso do técnico no México deixa claro que seu capítulo no futebol da Celeste chegou ao fim. Agora, a seleção uruguaia inicia a busca por um novo nome para comandar sua reconstrução no cenário internacional.

Deixe um comentário

BOLÃO DAS COPAS

Notícias Recentes

🏆 Mega Bolão 360

O maior torneio da história:

48 seleções, 3 países,
emoções infinitas.

Crie seu bolão grátis da Copa e dispute com amigos enquanto acompanha Messi, Ronaldo e todas as estrelas.

Crie seu bolão, mande o link pros amigos e acompanhe a classificação em tempo real, no celular ou na web.

💬 Entrar na comunidade

Editorias Populares

Arquivos

Tags

🇺🇸EN