Marcelo Bielsa encerra sua trajetória na seleção do Uruguai após eliminação precoce na fase de grupos da Copa do Mundo, deixando um desabafo sobre o seu legado na equipe celeste.
O clima é de fim de linha para o experiente técnico Marcelo Bielsa no comando da seleção uruguaia. Após a desclassificação na primeira fase da Copa do Mundo, o treinador adotou um tom de despedida e, com sua habitual sinceridade, fez uma análise dura sobre o trabalho realizado ao longo dos últimos três anos. O resultado no torneio foi aquém das expectativas, culminando em uma saída que já era prevista antes mesmo do início da competição.
Ao ser questionado sobre a marca que deixa no futebol do país, Bielsa não poupou palavras e foi direto ao ponto. O treinador, que assumiu o comando em 2023 com a missão de renovar o futebol uruguaio após a era Diego Alonso, não escondeu a frustração pelo desempenho recente da equipe contra seleções como Espanha, Cabo Verde e Arábia Saudita.
O peso da ausência de títulos
Para o treinador argentino, a avaliação de um ciclo técnico é intrinsecamente ligada às conquistas. Mesmo diante de campanhas anteriores, como o terceiro lugar na Copa América, o comandante acredita que, sem o êxito no principal torneio mundial, o trabalho perde o valor prático aos olhos da torcida e da crítica.
“Qualquer tipo de aporte que pode deixar um treinador a um futebol de um país, em três anos, nunca se instala sem resultados. Não teve valor a campanha nas Eliminatórias, nem o terceiro lugar na Copa América, e eu nem preciso falar do que aconteceu aqui. Se você me perguntar como serei lembrado, respondo que como alguém que passou e não deixou nada.”
Responsabilidade total pelo desempenho
O desempenho do Uruguai na Copa do Mundo, com apenas dois gols marcados e dois pontos somados, foi classificado por Bielsa como uma decepção técnica. O treinador reconheceu os erros defensivos e a falta de eficiência nas finalizações, assumindo integralmente a carga pela eliminação precoce da equipe celeste.
“Mesmo com essas circunstâncias, apesar disso tudo, deveríamos ter obtido sete pontos, por merecimento. Toda a decepção que vocês, jornalistas e torcedores uruguaios, legitimamente querem apontar um responsável, sou eu e vou aceitar.”
A passagem de Marcelo Bielsa pela seleção do Uruguai se encerra com um retrospecto de 39 partidas, contabilizando 15 vitórias, 16 empates e 8 derrotas. Embora a oficialização do desligamento ainda seja aguardada pela federação uruguaia, o discurso do técnico no México deixa claro que seu capítulo no futebol da Celeste chegou ao fim. Agora, a seleção uruguaia inicia a busca por um novo nome para comandar sua reconstrução no cenário internacional.










